Startrekbr’s Weblog

junho 3, 2008

Second Life: Uma Experiência Trekker

Filed under: Noticias — Tags:, , , — startrekbr @ 15:46

SECOND LIFE: UMA EXPERIÊNCIA STAR TREK

Imagine-se nesta cena: Você usando o uniforme da tripulação da USS Enterprise, em seu peito o comunicador, em sua cintura um tricorder, depois de alguns passos, você embarca em uma nave auxiliar, senta-se na cadeira de piloto, aciona os motores e começa a voar… algum tempo depois chega a uma Estação Espacial, pousa sua nave e, após o desembarque segue até um turbolift que pode levá-lo à engenharia, enfermaria ou até uma ponte de uma nave estelar… Parece impossível? Pois é, a tecnologia transformou este sonho de todo fan trekker em realidade. Estamos falando do Second Life e de como podemos ter uma experiência do Universo de Jornada nas Estrelas aqui e agora!

Vamos primeiro entender o que é este ambiente virtual, descobrir as referências e lugares Star Trek neste Universo, aprender como entrar neste mundo virtual e saber como a sua nave USS Venture está representada no Second Life.


DEFINIÇÕES E CARACTERÍSTICAS

O Second Life (também abreviado simplesmente por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Liden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um simulador, um comércio virtual ou uma rede social.

O nome “Second Life” significa em inglês “segunda vida” que pode ser interpretado como uma “vida paralela”, uma segunda vida além da vida “principal”, “real”. Dentro do próprio simulador, o jargão utilizado para se referir à “primeira vida”, ou seja, à vida real do usuário, é “RL” ou “Real Life” que se traduz literalmente por “vida real”.

Muitas vezes o SL é denominado por muitos como um simples jogo, porém de forma geral, não existem pontos, pontuação, vencedores ou perdedores, níveis, objetivos estratégicos, ou algum enredo próprio, características essenciais dos jogos on-line. Os usuários podem visitar este mundo virtual quase como se fossem lugares reais, explorando, conhecendo outros moradores, socializando, participando de atividades individuais e de grupos. Também poderão criar, fazer, usar objetos e itens, e comprar itens (propriedade virtual) ou utilizar serviços de terceiros. Com o passar do tempo no mundo virtual, você aprenderá novas habilidades, a cultura e costumes dos diversos ambientes virtuais, inclusive aos relacionados a Star Trek.

No SL a moeda virtual é conhecida como Linden Dollars (L$), sendo trocados por dólares ou reais em um mercado de câmbio como qualquer outra moeda. Porém existem diversos itens gratuitos dentro do SL tornando a utilização dos Linden Dollars opcional.

Neste Universo Virtual utilizamos um personagem chamado de AVATAR que irá se locomover pelos diversos ambientes 3D montados dentro do Second Life (SL). Estes ambientes são construídos pelos próprios usuários ou empresas utilizando ferramentas internas de construção. Os terrenos onde estes ambientes são construídos são denominados de “Ilhas” ou SIMs em inglês.

Seus cenários são baseados em uma típica “ilha tropical”, cercada por centenas de ilhotas formando o “SL GRID”. Mas não se preocupe com distâncias: neste mundo você pode voar e se teletransportar! Durante a sua jornada, há dois mapas disponíveis para ajudá-lo em sua localização: um mini mapa que representa a região onde você está e o próprio mapa, onde você visualiza o SL GRID por completo.

Ao logo desses anos foram criadas e desenvolvidas várias “Ilhas” e Grupos temáticos referentes aos diversos seriados SCIFI. Mais abaixo enfocaremos os Ilhas e Grupos relativos especificamente ao Universo de Jornada nas Estrelas.

Quanto aos personagens eles podem ter a aparência que quiserem, pois são modificáveis a qualquer tempo. Sendo assim, os fans de Jornada podem assumir a aparência e os costumes da Raça que desejarem, e viver essa “segunda vida” como um Romulano, Klingon, Vulcano, Andoriano, ou até como um simples humano. Para criar seu personagem, você deverá entrar no site: www.secondlife.com e seguir os passos descritos no Tutorial abaixo.

Algumas características dos personagem que você deve saber:

1 – Nesse ambiente 3D podemos voar, para isso acione o botão “FLY” no menu inferior.

Para voar para cima – “Page up”

Para descer lentamente – “Page down”

Para parar de voar – acione o botam “Stop Fly”, onde antes localizava-se o “Fly”.

2 – Para caminhar, ir para frente e para trás, use as setinhas do teclado.

3 – Para adicionar um amigo – clique no nome dele com o botão direito do mouse e escolha “add”.

4 – Para chamar um amigo para um lugar onde você está – clique em “FRIEND” e “TELEPORT”

5 – Para você ir a algum lugar, use o sistema de busca do próprio SL denominado de “Search” ou o mapa na parte inferior. Você se teletransporta imediatamente ao local desejado, algo tão sonhado por nós.

6 – Para conseguir fazer compras, mesmo sem dinheiro (Linden Dollars), vá ao mapa e digite na região: “BURNS”, logo abaixo, no menu a direita clique em “TELEPORT” e você chegará a um depósito onde existem inúmeras caixas. Para comprar um item desejado clique com o botão direito do mouse, espere carregar e “BUY”, espere carregar novamente e “BUY”.

7 – Tudo o que você comprar irá para o seu “INVENTORY”, no menu (tipo barra de ferramentas no rodapé da tela) lá estarão disponíveis todos os itens para você usar, lembre-se de usar sempre o botão direito do mouse.


REFERÊNCIAS DO UNIVERSO STAR TREK NO SL

Utilizar o Second Life é como viver em outra vida, porém virtualmente. A liberdade que o simulador lhe dá é incrível, permitindo que você trace uma vida paralela à vida real, concretizando e realizando seus planos até então impossíveis de serem atingidos em nosso mundo, principalmente aqueles relacionados a uma Vida Star Trek. Os cenários dos ambientes é em terceira dimensão e completamente interativo, onde qualquer objeto encontrado em sua jornada viabilizará a sua interação conforme sua respectiva função.

Existem vários lugares que simulam os ambientes da franquia, no SL uma delas já famosa que reúne várias atividades é a ilha Minshara, onde encontramos um grande museu em que podemos conhecer muitas naves, assistir a alguns filmes, conhecer um laboratório de ciências, fazer um tour de nave auxiliar pela ilha e muitas outras opções.

Encontramos o Monastério de P’Jem – Vulcan Monastery P’Jem – Eridani (153, 39, 39) Encontramos “lojas” que vendem desde uniformes até avatares completos de klingons, romulanos, vulcanos, andorianos, betazóides e muitas outras raças da série.

Como na franquia, os membros interessados em se aprofundar no conhecimento do mundo Star Trek, podem freqüentar uma Academia, onde terão aulas sobre os mais diversos assuntos desde engenharia dos motores de dobra até a formação dos planetas. Existem dois grandes grupos americanos que desenvolvem suas atividades em paralelo no SL, um deles é a UFS (United Federation Starfleet) United Federation Starfleet, Starfleet Sector001 (162, 171, 748) e o outro é a SLQ (Star Fleet Command Second Life Quadrant) Galaxy, Galaxy (196, 59, 100) Ambos mantém grandes estruturas para participação de trekkers do mundo todo, onde incluem todo a estrutura da Frota estelar e suas divisões: Operações (incluindo Operações Estratégicas), Comunicações, Marines, Segurança, Engenharia, Ciências, Medica e Academia.

A participação brasileira neste ambiente trekker tem aumentado nestes últimos dois anos, o grupo precursor foi a FFESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo) que hoje é o maior fã-clube em atividade no Brasil e que possui uma sede virtual na ilha SLQ. Nesta sede são desenvolvidas diversas atividades, pois conta com grandes espaços para suas divisões. A FFESP tem desenvolvido um contato bastante grande com as outras comunidades trekkers no SL. Recentemente o fã clube carioca TREKinRIO também já inaugurou sua sede virtual no SL.

Seguindo estes grandes grupos brasileiros a USS Venture, na data estelar 080405 (04/05/2008), iniciou o processo de implantação de sua Estação de Treinamento na ilha SLQ, uma estrutura bastante complexa que foi idealizada pelo Alm. MDaniel Landman e contou com a grande experiência em construção do Ten. Com. Elemer Piek. A entrada da USS Venture neste ambiente vem a somar com demais atividades já desenvolvidas pelo Site e pelo Grupo de PBEM (Play By EMail).

GRUPOS BRASILEIROS

GRUPOS

DESCRIÇÃO e LOCALIZAÇÃO

IMAGEM

FFESP

A Federação da Frota Estelar de São Paulo foi o primeiro Grupo Brasileiro a ter uma representação no SL. Hoje sua sede é um ponto de referência para todos os Fans Brasileiros de Jornada.

TREKinRIO

Grupo de Fans da Cidade do Rio de Janeiro que iniciou suas operações no SL a pouco tempo, incentivada pelo sucesso da FFESP no SL. Sua sede se localiza próxima a Estação de Treinamento da USS Venture.

TRANSP SL

WEBSITE

USS VENTURE

Grupo USS Venture do SL foi criado para ser uma fonte de dados e entretenimento também no SL, continuando sua missão de exploração em busca de novos mundos, novas vidas e civilizações, continuando a jornada de ir aonde nenhum homem já esteve.

TRANSP SL

WEBSITE

LOCAIS INTERESSANTES

LOCAIS

DESCRIÇÃO e LOCALIZAÇÃO

IMAGEM

The Star Trek Museum of Science

Este Museu tem a maior coleção de itens relacionados a Star Trek do Second Life: informações, imagens, som, arquivos, dados de todos os aspectos científicos de Star Trek – Entre os diversos campos destacamos: naves, engenharia, astronomia, cosmologia e física quântica.

TRANSP SL

WEBSITE

United Federation Starfleet – UFS

A United Federation Starfleet é um do primeiros grupo de fans de Star Trek, vindo de diferentes partes do mundo e de estilos de vida diferentes que decidiram se juntar no SECOND LIFE, na tentativa de recriar a Experiência de uma vida Star Trek.

TRANSP SL

WEBSITE

Star Fleet Command Second Life Quadrant – SLQ

Um Grupo bem organizado que também possuem uma Ilha própria onde está localizada a Comunidade Trekker Brasileira no SL. Possuem uma academia e desenvolvem diversos projetos construtivos no SL.

TRANSP SL

WEBSITE

Axis Tactical Space Station

A Estação Espacial Tática AXIS é uma das mais completas Estações no SL. Dedicada a desenvolvimentos de ações táticas de combate e batalhas.

TRANSP SL

USS NIMOY

Nave da classe Nebula comandada por um Grupo de Vulcanos. Nesta nave temos a Ponte, Engenharia, Enfermaria, Holodecks, Sala de Transportes e Quartos dos Oficiais.

TRANSP SL


ESTAÇÃO DE TREINAMENTO VENTURE ET-71854

A Estação de Treinamento Venture foi desenvolvida para ser uma unidade de simulações operacionais e táticas da nave estelar USS Venture NCC 71854 – Classe Galaxy. Esta Estação é composta de vários ambientes funcionais renderizáveis, nos três pavimentos assim distribuídos:

1º Piso – Astronomia e Simulador de ambientes alienígenas;

2º Piso – Setor de Operações e Escritórios da Estação;

3º Piso temos um grande Holodeck para simulação da ponte de comando da USS Venture e outros cenários para as missões de Treinamento.

O Laboratório de Astronomia foi desenvolvido pelo Ten. Com. Elemer Piek – Chefe do Setor – com simulações holográficas de diversos sistemas planetários e planetas conhecidos. Neste simulador também poderão ser simulados ambientes alienígenas para os Grupos Avançados que serão desenvolvidos durante as missões.

Além da Estação foi desenvolvido o Projeto Shadow, ou seja, nossa famosa nave auxiliar agora tem sua versão neste mundo virtual e totalmente operacional inclusive com o sistema de camuflagem e doca especial para atracamento direto na Estação.

Lembro que quem desejar participar conosco das aventuras no SL deve ter principalmente uma Conexão de Banda Larga e uma máquina comum com uma boa placa de vídeo. Gostaríamos que todos pudessem participar dessas missões de Treinamento e simulações dentro do SL e estaremos abertos a ajudar quem desejar se inserir neste Universo Virtual. Ressalto apenas que tudo é de graça, sem custo para quem desejar apenas participar.


TUTORIAL PARA ENTRAR NO SL TREKKER

Para entrar neste agradável mundo novo siga estes passos e Boa Jornada ao Futuro! Acesse o site oficial da Second Life ou clique aqui para acessar o formulário de cadastro.

1º Passo Clique na parte superior do site oficial em “Join”.

2º Passo Preencha todos os campos seguintes com as suas informações. No campo First Name coloque o seu nome de usuário e no campo Last Name escolha um dos nomes da lista. Lembre-se de guardar esse Last Name, você vai precisar dele para se logar no Second Life.

3º Passo Nessa tela preencha todos os campos com os seus dados pessoais, inclusive a senha pessoal.

4º Passo Agora podemos escolher o avatar da sua preferência. O Padrão é humano, mas depois você poderá mudar para qualquer raça do Universo Star Trek. O Avatar representará você na sua nova vida.

5º Passo Nessa próxima tela é referente ao pagamento. No Second Life temos dois tipos de usuário “Basic Free” e o “Premium”. O usuário “Premium” tem direito de comprar lotes e ilhas, recebe um valor inicial de L$ 250 ou L$ 300 por semana. Para ser “Premium” você pode pagar até U$ 9,95 por mês, com cartão de credito internacional. Caso deseje ser um usuário “Free” (recomendável), clique em “Skip this step”.

6º Passo Tela de confirmação do tipo de usuário. Caso você escolheu ser um usuário Premium selecione em “Upgrade to a Premium Account Now!” o valor que deseja pagar por mês.

7º Passo Baixe o programa Second Life na versão Windows ou clque aqui para baixar.

8º Passo Para instalar o programa: Execute o arquivo Second Life Setup.exe Clique apenas em Next > e no final ele vai perguntar se você deseja abrir o Second Life.

9º Passo O Second Life precisa de uma configuração mínima para rodar:

Internet ADSL – Windows 2000/XP – Memória RAM de 256MB – Processador 800MHz Pentium III ou Athlon – Placa de Vídeo a partir (nVidia GeForce 2, GeForce 4mx ou ATI Radeon 8500, 9250)

Recomendável:

Internet ADSL – Processador a partir do Pentium IV 1.6GHz ou Athlon 2000 – Memória RAM de 512MB – Placa de Vídeo a partir (nVidia GeForce FX 5600, GeForce 6600 ou ATI Radeon 9600, X600)

10º Passo Depois de instalado abra o Second Life e clique em Preferências na aba Geral em baixo tem um item para mudar o idioma. Mude para Português e clique em OK. Feche o Second Life e abra novamente.

11º Passo Depois de iniciar o Second Life, nota-se que ele mudou tudo para português. Entre com o seu Primeiro nome de usuário, o Segundo nome que você escolheu no cadastro e a senha. Caso tenha ocorrido tudo certo! Seja bem vindo ao Second Life!

12º Passo Logo quando você entra será enviado para a Ilha “Orientation” e poderá começar o processo de configuração de seu personagem. Basta agora se dirigir a uma dos locais descritos acima para iniciar sua experiência no Universo Star Trek do SL. Também poderá se juntar ao nosso Grupo da USS Venture SL para desfrutar de nossa Estação de Treinamento Venture e receber alguns itens Star Trek grátis.

Fonte: Uss Venture

http://www.ussventure.eng.br

Escrito Por:
Ten. Ton Borak Kirax – USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Revisado Por:
Alm. MDaniel – USS Venture NCC 71854

ussventure@uol.com.br

Montagem e Arte Final:
Alm. MDaniel – USS Venture NCC 71854

Fontes:

Stie Oficial do Second Life

http://secondlife.com

The Star Trek Museum of Science

http://www.sabrizain.org/startrek/

Site Oficial de Star Trek

http://www.startrek.com

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: